+ de
+900
+ de
1800
+ de
120000
Roberta Paffaro
Especialista em Agronegócio
Especialista em Gestão de Risco em Commodities Agrícolas e Mestre em Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP. Palestrante internacional, consultora e mentora. Reconhecida como um dos nomes mais influentes no agro brasileiro. Atuou no mercado americano por mais de 15 anos, inclusive como Diretora de Desenvolvimento de Mercado de Commodities para a América Latina no CME Group, a Bolsa de Chicago.
Conquistas Profissionais
- Atuou no mercado americano por mais de 15 anos, inclusive como Diretora de Desenvolvimento de Mercado de Commodities, América Latina, Bolsa de Chicago (CME Group).
- Co-autora do livro Mulheres do Agro – Inspirações para vencer desafios dentro e fora da porteira.
Única brasileira a palestrar no Congresso Mundial de Mulheres do Agronegócio nos EUA.
Palestrante em Congressos de Agribusiness, empresas, associações e cooperativas.
Digital Influencer Agro.
- Colunista/escritora Blog Agroinspiradoras (Canal Rural), Infomoney, Agro Bayer Brasil e Blog Missão Mulheres do Agro.
- Interesse em ajudar no desenvolvimento do agronegócio no país, entusiasta de Agtechs, inovação e startups.
- Professora convidada em diversas Instituições de ensino do país (Ex: FECAP, PUC, FGV).
- Membro da WAoFP | Worldwide Association of Female Professionals.
Keynote em grandes eventos nacionais e internacionais.
TODA GRANDE HISTÓRIA TEM UM COMEÇO
Meu bisavô é italiano, desbravador, que fugiu da guerra e se refugiou no interior de São Paulo. Ali começou a plantar uva e produzir vinho, mas também da terra originou todo o alimento para sustentar a família. A herança desta paixão atravessou gerações e acabou me conquistando também.
Sempre tive a comunicação como base forte.
Desde os primeiros passos em Vinhedo, interior de São Paulo, até as luzes dos palcos internacionais, minha vida sempre esteve entrelaçada com as raízes do agronegócio. Cresci em uma família de produtores rurais, onde aprendi o valor da terra e dos frutos que ela nos dá. Minha curiosidade e paixão me levaram além das porteiras da fazenda, em busca de conhecimento e novas perspectivas.
Escolhi a faculdade de Jornalismo. Queria trabalhar em TV. Mostrar tantos casos de pessoas guerreiras, que lutavam por um mundo melhor de diversas maneiras. Eu admirava a Ana Paula Padrão, que apresentava o Jornal da Globo, meia noite. Ela fazia um resumo tão perfeito e didático sobre tudo que estava acontecendo na economia do Brasil e do mundo, que me inspirava a aprender ainda mais sobre o assunto. Comunicação e Economia. Minhas paixões.
Trabalhei na EPTV e Band Campinas, Band SP, Canal Rural e TV Record. E como nada é por acaso, foi através do Jornalismo que que voltei às origens.
Uma rápida passagem pelo Canal Rural, Grupo RBS, me apresentou o mundo do agronegócio. O convívio com colegas que entendiam tanto do mercado me despertou curiosidade. Eles me indicaram o MBA de Mercado de Capitais e Informações Sócio – Econômicas da FIA/USP.
A Bolsa de Chicago
Acabei mudando de emissora, fui para a Record News, e neste período de transição, eu trabalhava e estudava. Enxergava um mundo novo a frente, coisas que só o conhecimento proporciona.
Uma amiga do MBA, que trabalhava na B3 naquela época, mencionou que a Bolsa de Chicago (CME Group) estava abrindo um escritório em São Paulo e precisava de alguém na coordenação.
E assim, começava mais um desafio em minha vida profissional. Muito estudo, dedicação e aprendizado com meus colegas de trabalho.
O mundo de Commodities, principalmente, a área agrícola me chamou a atenção.
Foi como um resgate. Comecei a percorrer diversas regiões produtoras de grãos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e dos Estados Unidos.
Contra conhecimento não há argumento.
Comecei um MBA em Agronegócio pela ESALQ-USP e me apaixonei ainda mais pela área.
Atuei no mercado americano por mais de 15 anos, inclusive na Bolsa de Chicago, como Diretora de Desenvolvimento de Mercado de Commodities na América Latina.
Na bagagem, uma trajetória de muito sucesso, excelência e competência, mas acredito que sempre podemos evoluir (“life long learning”), portanto, nunca parei de estudar. Concluí recentemente um Mestrado em Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/SP.
Como Mestre em Agronegócios e Keynote em eventos de prestígio, hoje tenho a missão de ser a voz do agro brasileiro, uma potência econômica e sustentável. Minha trajetória é a prova de que, juntos, somos mais fortes e capazes de desbravar novos horizontes no mundo do agronegócio.